Lifestyle News

As estrelas da música africana vencem em grande nos Prémios Trace em Kigali, Ruanda

 

Press release

21 October 2023

 

As estrelas da música africana vencem em grande nos Prémios Trace em Kigali, Ruanda

 Davido e Rema marcam duas vezes cada um na brilhante cerimônia.

 

Davido e Rema obtiveram grandes resultados nos Prémios Trace em Kigali, no sábado, 21 de outubro de 2023.

Davido levou para casa os prémios de Melhor Artista Masculino e partilhou a Melhor Colaboração com Musa Keys, da África do Sul, por “Unavailable”. Rema venceu nas categorias de Artista Africano Global e Canção do Ano, com “Calm Down”.  “Love Damini”, de Burna Boy, arrecadou o prémio de Melhor Álbum e Vivian Chidid recebeu os aplausos de Melhor Artista Feminina.

O Melhor Artista – África Oriental foi ganho por Diamond Platnumz, enquanto o herói local ruandês Bruce Melodie triunfou na categoria de Melhor Artista Ruandês. 

Didi B levou para casa a prata para a Costa do Marfim como Melhor Artista de África – Francófona, enquanto os seus compatriotas KS Bloom e Tam Sir venceram nas categorias de Melhor Artista Gospel e Melhor Produtor, respetivamente.

 

Lisandro Cuxi foi nomeado Melhor Artista de África – Lusófona.

 

Reconhecendo a sua longa e histórica carreira musical, o nigeriano 2Face levou para casa o prémio de Lifetime Achievement. 

 

Rutshelle Guillance foi nomeada Melhor Artista – Caraíbas, enquanto Goulam triunfou como Melhor Artista – Oceano Índico e Dystinct ganhou o prémio de Melhor Artista – Norte de África. O êxito de Yemi Alade, “Baddie”, levou para casa o prémio de Melhor Vídeo.

O músico e empresário Mr Eazi recebeu um prémio especial ChangeMarker pelo seu trabalho filantrópico.

Olhando mais para norte, o rapper britânico Central Cee triunfou como Melhor Artista – Reino Unido, enquanto Tayc levou para casa o troféu de Melhor Artista – França e Bélgica.  Ludmilla recebeu o troféu de Melhor Artista – Brasil, e Michael Brun, do Haitia, foi nomeado Melhor DJi.  

Concorrendo em 26 categorias de prémios estavam artistas africanos e de inspiração afro de mais de trinta países de África, América do Sul, Caraíbas, Oceano Índico e Europa. Para obter uma lista completa dos vencedores dos Prémios Trace, clique aqui.

Olivier Laouchez, Presidente e Co-Fundador da Trace, comentou: “Esta noite foi uma demonstração triunfante do poder e da criatividade dos artistas africanos e de origem africana.  Todos os nomeados e artistas presentes nos Prémios Trace sublinharam exatamente porque é que a música contemporânea africana se tornou um fenómeno global. Felicitamos todos os nomeados, vencedores e artistas pelas suas realizações e por demonstrarem o seu talento, imaginação e criatividade a um público global”.

Na noite, a BK Arena vibrou ao som de ritmos e vibrações contemporâneos de toda a África e da diáspora africana. Os destaques do espetáculo principal incluíram colaborações entre artistas de diferentes nacionalidades e géneros musicais.

Liderados pela lenda do Afrobeat D’Banj e pela supermodelo angolana Maria Borges, os Prémios Trace contaram com actuações e colaborações de mais de 50 estrelas, fundindo o Afrobeat com Bongo Flava, Coupé Decalé, Soukouss, Rap, Rai, Gospel e muito mais.  Entre os artistas contam-se Diamond Platnumz, (Tanzânia), Davido (Nigéria), Bamby (Guiana Francesa), Benjamin Dube (África do Sul), Blxckie (África do Sul), Bruce Melodie (Ruanda), Bwiza (Ruanda), Didi B (Costa do Marfim), Dystinct (Marrocos), Janet Otieno (Quénia), Josey (Costa do Marfim), Lisandro Cuxi (Cabo Verde), Locko (Camarões), Perola (Angola), Plutonio (Moçambique), Princess Lover (Martinica), Ronisia (França), Rutshelle Guillaume (Haiti), Soraia Ramos (Cabo Verde), Terrell Elymoor (Mayotte), The Compozers (Gana), Viviane Chidid (Senegal), Yemi Alade (Nigéria), Mr Eazi (Nigéria), Azawi (Uganda), BNXN (Nigéria), Camidoh (Gana), Chriss Eazy (Ruanda), Danni Gatto (Cabo Verde), DJ Illans (Reunião), Donovan BTS (Maurícia), Emma’a (Gabão), Gaei (Madagáscar), Gerilson Insrael (Angola), Goulam (Comores), Kader Japonais (Argélia), Krys M (Camarões), K. O (África do Sul), KS Bloom (Costa do Marfim), Levixone (Uganda), Mik’l (Reunião), Moses Bliss (Nigéria), Musa Keys (África do Sul), Nadia Mukami (Quénia), Segael (Reunião), Jux (Tanzânia) e Zuchu (Tanzânia). 

A Trace, uma potência musical global e um criador de sabores da música afro, organizou a primeira edição dos Prémios Trace para assinalar o seu 20.º aniversário e celebrar a criatividade, o talento e a influência da música e dos artistas africanos e de inspiração afro. Os Prémios revelaram a excelência e a diversidade da música afro-cêntrica em géneros como o Afrobeat, Dancehall, Hip Hop, Afro-pop, Mbalax, Amapiano, Zouk, Kizomba, Genge, Coupé Décalé, Bongo Flava, Soukous, Gospel, Rap, Rai, Kompa, R&B e Rumba. 

Dirigidos aos amantes da música e da cultura africanas e de inspiração afro, os Prémios Trace serão transmitidos em direto a 21 de outubro de 2023 nos canais de televisão, rádio e canais digitais da Trace e em plataformas globais de streaming, televisão terrestre nacional e canais por satélite. Um programa de destaques de 90 minutos será transmitido nos canais Trace e nas estações e plataformas de TV parceiras a partir de 28 de outubro.  Os Prémios Trace são apresentados por Visit Rwanda e Martell.

Para mais informações sobre os prémios, siga a Trace no Facebook, Instagram, Twitter, YouTube ou TikTok. Para participar na conversa sobre os 

#TraceAwardsRwanda2023, #TraceAwardsandFestival and #TraceAwardsTour.

ENDS

Further information, please contact:

 

Julius Mbaraga

+250788483485

jmbaraga@inspire.co.rw 

 

About Trace

 

Lançada em 2003, a Trace é a primeira plataforma multimédia e digital exclusivamente dedicada à música e às culturas afro-urbanas, bem como ao sucesso de jovens e artistas. A missão da Trace é “Entertain and Empower Our People”. A Trace chega a mais de 350 milhões de fãs em 180 países. Mais informações em https://trace.company/.

 

 

About Visit Rwanda

 

Visit Rwanda é o braço do turismo do Conselho de Desenvolvimento do Ruanda, um organismo governamental responsável por acelerar o desenvolvimento económico do Ruanda, permitindo o crescimento do sector privado. O Visit Rwanda trabalha com parceiros locais de conservação, turismo e desenvolvimento para criar e manter produtos turísticos que beneficiem os turistas que chegam, as comunidades locais e os ecossistemas de vida selvagem. Para mais informações sobre Visit Rwanda, visite www.visitrwanda.com, ou encontre-nos no Facebook, Instagram, Twitter e YouTube.

 

About Pernod Ricard

 

A Pernod Ricard é o segundo maior produtor mundial de vinhos e bebidas espirituosas. O Grupo, que detém 17 das 100 principais marcas de bebidas espirituosas, possui um dos portfólios mais prestigiados e abrangentes do sector, com mais de 240 marcas premium distribuídas por mais de 160 mercados. O portefólio da Pernod Ricard inclui a Absolut Vodka, o Ricard pastis, os whiskies escoceses Ballantine’s, Chivas Regal, Royal Salute e The Glenlivet, o whisky irlandês Jameson, o conhaque Martell, o rum Havana Club, o gin Beefeater, o licor Malibu ou os champanhes Lu Belaire, G.H. Mumm e Perrier-Jouët. A missão do Grupo é desbloquear a magia das ligações humanas, proporcionando “Bons Momentos a partir de um Bom Lugar”, em linha com o seu roteiro de Sustentabilidade e Responsabilidade.

 

About Maison Martell

 

A mais antiga das grandes casas de conhaque, fundada por Jean Martell em 1715, a Maison Martell é conhecida em todo o mundo pelo requinte e elegância dos seus conhaques, resultado de um legado de savoir-faire transmitido ao longo de nove gerações. Juntamente com uma paixão pelo seu ofício e uma profunda ligação ao terroir, a Maison Martell define-se pela audácia com que desafiou as convenções para criar novas expressões de conhaque, incluindo o Martell Blue Swift, um conhaque VSOP envelhecido em cascos de bourbon. O espírito livre da Casa é simbolizado pelo seu emblema histórico: o andorinhão. Para mais informações sobre a Martell, visite www.martell.com.

About Luc Belaire

 

Luc Belaire é uma marca premium produzida em França – a marca de qualidade no mundo dos vinhos finos. Os nossos produtores de vinho de quinta e sexta geração, pai e filho, supervisionam a produção de cada garrafa de Luc Belaire na sua Maison em Montagny-les-Beaune, fundada em 1898. Luc Belaire celebra o lugar da França como a origem do vinho espumante fino, combinando uvas de rara qualidade com o trabalho artesanal que só pode ser encontrado numa adega familiar como a nossa. Para mais informações sobre Luc Belaire, visite www.lucbelaire.sovereignbrands.com.

 

About RwandAir

Operando a partir de Kigali, a RwandAir é a companhia aérea nacional do Ruanda, com uma frota de aviões modernos, e serve 25 destinos em África, no Médio Oriente, na Europa e na Ásia. A companhia aérea tem a reputação de prestar um serviço de primeira qualidade a todos os seus clientes, promovendo simultaneamente os sectores do turismo e do comércio do Ruanda.  A RwandAir recebeu inúmeros prémios pelo seu serviço, incluindo o prémio “Best Airline Staff in Africa” nos Skytrax World Airline Awards. Para mais informações, consultar www.rwandair.com.

 

Facebook Comments